Palavras e expressões góticas

Mexerica
É algo "típicamente gótico". Pode ter a conotação de "exagerar" ou ser "afetado" no comportamento, linguajar ou visual gótico. Gíria já antiga na cena gótica brasileira, usada tanto de forma carinhosa como pejorativa. Pode querer dizer que algo é "estereotipadamente gótico, tanto para o bem como para o mal". Considera-se que todo gótico tem seu momento mais "mexericoso".

Wannabe
Equivalente a "querer ser" em inglês. Significa alguém novo no meio, que ainda está aprendendo ou ainda não sabe muito. Dependendo da pessoa que usa o termo, pode ser usado no sentido positivo ou, mais comum, como crítica discriminatória.

Thru
Para os veteranos, é o nome de quem já era do meio antes da moçada mais nova virar gótica. Expressão oriunda do universo dos metaleiros. O thru seria o "mais verdadeiro", "mais real".

Carpe Noctem
Um trocadilho. "Aproveite a noite", variação gótica para "carpe diem", antigo lema latino hedonista, propagado no país depois do filme Sociedade dos Poetas Mortos.

Vampyro
A palavra "vampiro" é grafada com y propositalmente, para distinguir seus membros do personagem cinematográfico e folclórico. A subcultura vampyrica teria a pretensão confessa de compartilhar pressupostos do existencialismo.

Catar uva
Nomeia um tipo de dança chamado "etereo", num estilo que permite passos e gestual que lembram vagamente o movimento de catar uvas no ar. Usada com ironia, a palavra pode significar que alguém desatento repentinamente "pescou" idéias no ar.

Limpar teia de aranha
Modo de mover os braços quando se dança, como se afastasse teias no ar. Ironicamente empregado no sentido de "desatualizado".

Antes de sair à noite, não esqueça os óculos escuros
Baladeiro, o gótico se diverte por toda a noite e deve estar prevenido para que o sol não lhe doa a vista, ao sair dos encontros góticos pela manhã. A frase também alude a um dos fetiches das bandas do gênero, o vocalista de óculos escuros.

Comentários

Postagens mais visitadas